gov.br

Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/Polo UFC)

Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) visa ao aperfeiçoamento de professores/as de educação física, em exercício da docência na educação infantil, no ensino fundamental (1º ao 9º ano) e no ensino médio nas redes públicas de educação básica, também considerando o trabalho docente na modalidade de educação de jovens e adultos/as (EJA).

O ProEF é um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido e aprovado pela CAPES, coordenado nacionalmente pela Unesp – no campus de Presidente Prudente – e ofertado pela Universidade Federal do Ceará, no Instituto de Educação Física e Esportes, no polo do campus do Pici em Fortaleza. Além do polo cearense, o ProEF também é ofertado em outros 18 polos localizados em todas as regiões do território nacional.

O ProEF/polo UFC é o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em educação física do Estado do Ceará e tem como perspectiva gerar um impacto positivo e permanente na formação docente na região. O ProEF enfatiza a qualificação crítica de professores/as-pesquisadores/as de educação física que trabalham na educação básica, fomentando discussões e práticas educativas orientadas pela justiça social no combate às desigualdades contemporâneas de raça, gênero e classe social.

Serão ofertadas 8 (oito) vagas, sendo 2 (duas) vagas por orientador/a no polo UFC. O processo de seleção dos/as candidatos/as será promovido pela coordenação nacional do ProEF e o início das aulas está previsto para o 1º semestre de 2022.